Mostrar Aviso

Confira técnicas de como melhorar a sua concentração

  • Facebook

A concentração é uma técnica mental que consiste em centrar todas as atenções sobre um objetivo, desligando-se de todas as coisas que possam perturbar a atenção. No dia a dia, a concentração é essencial para manter a produtividade e atingir metas com rapidez e eficiência.

Acontece que, em mundo com tantas opções de distração, como redes sociais, aplicativos, entre outros, manter-se em estado de concentração não é tarefa simples. Se você quer se tornar uma pessoa mais atenta, continue a leitura e confira as melhores técnicas de como melhorar a concentração!

Faça pausas regulares

Parar as atividades de vez em quando, seja no trabalho, nos estudos, nos jogos etc., aumenta a produtividade e o poder de concentração. Muitos pensam que ficar o tempo todo grudado no trabalho vai gerar grandes resultados, mas isso vai diminuindo a energia a produtividade consideravelmente.

Portanto, faça intervalos regulares de, pelo menos, dez minutos, pois isso vai ajudar na manutenção da concentração. Pare, respire, escute uma música, assista a uma série, converse com amigos e familiares e depois volte pra batalha!

Gere gatilhos mentais

É muito comum que as pessoas, ao realizarem uma tarefa, dispersem sua atenção com outras atividades e pensamentos. Para isso, existe uma técnica de concentração muito útil: os gatilhos mentais, que são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que induzem exatamente na tomada de decisão.

Esses estímulos podem ser uma palavra, uma frase, uma música ou até mesmo alarmes. O objetivo principal é criar um dispositivo de orientação que possibilite que, ao se distrair, a pessoa consiga voltar imediatamente para aquilo que estava fazendo, ajudando a recordar o tema.

Pratique a meditação

A meditação é uma técnica pela qual a pessoa se volta para dentro, focando sua mente em um único pensamento e, assim, desligando-se do mundo externo. Em outras palavras, consiste em deixar todas as preocupações de lado. Nesse sentido, praticar meditação é uma ótima técnica para melhorar a concentração.

Estudos dizem que manter a prática diária de meditação por ao menos vinte minutos ajuda a melhorar a atenção e a produtividade. Além disso, a meditação auxilia ainda na diminuição do estresse, ansiedade e até depressão. Então, não perca tempo e comece agora mesmo a praticar.

Durma bem

Ter uma boa noite de sono é essencial para se manter sob estado de concentração. Dormir bem melhora o desempenho da memória e ajuda no funcionamento do cérebro. Isso porque é durante esse período que o cérebro trabalha suas funções e processa todas as informações adquiridas durante o dia. Em outras palavras, dormir é uma verdadeira restauração mental.

Jogue videogame

Não, você não leu errado: jogar videogame também é uma técnica para melhorar a concentração. Estudos apontam que uma hora de jogo por dia é significativamente positivo para o cérebro, aumentando sua capacidade de concentração.

Isso porque, ao jogar videogame, a pessoa amplia sua atenção visual seletiva, respondendo mais rapidamente a estímulos e aumentando consideravelmente o seu foco. Desse modo, quando falarem mal dos seus jogos de videogame, responda que isso é importante para a sua concentração e produtividade!

Como visto, são muitas as técnicas que podem auxiliar no seu dia a dia para não perder o foco nas suas atividades. É importante ressaltar que cada pessoa tem um jeito de agir e pensar. Por isso, cada um tem que avaliar qual a melhor técnica para o seu desenvolvimento. Faça testes com todas as técnicas de como melhorar a concentração e diga adeus às distrações!

Gostou das nossas dicas? Quer aproveitar mais a técnica de jogar videogame para melhorar a concentração? Então, confira também nossas dicas de 5 games para jogar com os amigos!

2 Answers

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *