Confira 5 dicas essenciais para quem quer fazer um mochilão

  • Facebook

Fazer um mochilão é uma das experiências mais empolgantes e incríveis que você poderá ter em sua vida. A oportunidade de conhecer diversas cidades e países com um custo mais baixo é animador e pode ser uma jornada incrível de autoconhecimento para você fazer logo após essa quarentena.

Seja sozinho ou com amigos, é fundamental se preparar para ter a melhor experiência possível, tornando esse momento inesquecível! Por isso, neste post, vamos mostrar 5 dicas essenciais para quem quer se arriscar e tirar suas dúvidas sobre o tema. Confira!

1. Defina as datas de ida e volta

Apesar de viajar ser uma delícia, sempre há o momento em que temos de retornar para casa. Definir datas de início e retorno do seu mochilão é fundamental, principalmente nos casos de viagens internacionais.

Ao comprar as passagens, por exemplo, você poderá adquirir pacotes mais econômicos caso compre para datas pré estipuladas pela agência aérea. Toda economia é bem-vinda em uma viagem como essa, não é mesmo?

Além disso, no caso do visto de turismo, é obrigatória a aquisição dos bilhetes de entrada e saída do país, por questões de segurança.

2. Estime os gastos do mochilão

Um ponto que você deve lembrar é que o mochilão, tradicionalmente, é uma viagem de baixíssimo custo e, por isso, é importante conseguir poupar ao máximo. Para isso, é fundamental ter consciência dos gastos estimados para a sua viagem.

Assim, coloque no papel algumas informações, tais como:

  • valores das passagens (aéreas, ônibus, transporte público, entre outros);
  • alimentação estimada por dia;
  • hospedagem;
  • entradas em pontos turísticos, entre outros eventuais gastos que podem ser definidos desde agora.

Com isso, você consegue programar o seu orçamento para a viagem. No entanto, vale lembrar: não leve apenas os valores definidos nessa etapa — é importante contar com um fundo para emergências, minimizando riscos de que imprevistos prejudiquem a sua experiência.

3. Monte um roteiro otimizado

Por mais que a experiência de fazer o mochilão deva ser mais espontânea, é importante ter um roteiro prévio para ter um maior controle da sua viagem e evitar imprevistos que coloquem em xeque a sua experiência.

Por isso, coloque no papel o seu roteiro com dias de chegada e partida nas cidades, os principais pontos turísticos que você quer visitar, os valores de cada um deles, entre outros aspectos. Isso ajudará a definir a duração de cada estadia e os gastos do mochilão.

4. Pesquise e reserve a hospedagem

Com o roteiro em mãos, é chegado o momento de pesquisar quais são as hospedagens que são mais em conta e, ao mesmo tempo, confiáveis. Afinal, você não quer passar por problemas e imprevistos que possam comprometer a sua segurança durante o mochilão, não é mesmo? Por isso, é importante ter em mente os lugares em que você passará suas noites.

Com isso, você tem maior controle do orçamento mínimo com o qual deverá viajar, evitando ficar sem dinheiro durante o seu passeio. Além disso, a pesquisa garante que você encontrará o melhor preço, ajudando-o a economizar para aproveitar melhor a viagem.

5. Converse com quem já fez um mochilão

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes para quem é mochileiro de primeira viagem: converse com quem tem experiência nesse assunto. Diversos grupos no Facebook, bem como páginas específicas no Instagram, oferecem dicas para quem está começando a se aventurar.

Afinal, perrengues vão fazer parte da experiência sim, mas, se for possível minimizá-los, por que não apostar nisso? Ouvindo quais foram os maiores problemas, você consegue se prevenir e saber como agir em caso de imprevistos.

Aproveite esse tempo em casa e programe sua próxima viagem. Não deixe de seguir nosso perfil no Facebook e Instagram para conferir outras dicas como essas em seu feed!

One answer

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *