Mostrar Aviso

Como fazer trufas de chocolate? Entenda aqui como prepará-las

  • Facebook

Com a Páscoa se aproximando, é muito comum que as pessoas comecem a pesquisar e se interessar sobre como fazer trufas de chocolate. Afinal, essas delícias são ótimas para presentear um parente, um amigo ou os colegas de trabalho. Além disso, é uma ótima forma de aproveitar um período específico do ano para ganhar uma renda extra!

As trufas de chocolate são um fenômeno mundial e dificilmente encontraremos alguém que não aprecie esse doce bonito, simples e, mais importante, extremamente saboroso.

Quer saber como fazer trufas de chocolate de um jeito simples e prático? Então, acompanhe as dicas a seguir!

Ingredientes

A receita a seguir é muito fácil. Claro que podem haver algumas alterações de acordo com o gosto pessoal. A dica para quem não tem muita experiência é ficar de olho nas quantidades!

  • chocolate meio amargo: 250 gramas;
  • chocolate ao leite: 150 gramas;
  • creme de leite: 1 xícara;
  • conhaque ou rum: a partir de 2 colheres de sopa, mas a quantidade fica ao gosto da pessoa;
  • chocolate em pó: 1 xícara para a cobertura.

Preparação

Confira o passo a passo para fazer as trufas de chocolate!

Passo 1

O chocolate deve ser derretido cuidadosamente em banho-maria. O creme de leite deve ser adicionado enquanto ele ainda está no fogo. Após isso, basta misturar direitinho e desligar.

Passo 2

Agora é o momento de adicionar o conhaque na mistura já pronta. A dica é colocar aos poucos e experimentar até chegar ao sabor ideal. Não se esqueça de misturar mais um pouco.

Passo 3

Após realizar todos os processos acima, coloque tudo em um recipiente e leve à geladeira. A recomendação é deixar por cerca de 30 minutos para que uma consistência adequada seja atingida. Como cada geladeira tem uma potência diferente, a dica é observar de tempos em tempos até que o preparo esteja perfeito para ser enrolado.

Passo 4

Atingida a consistência perfeita, é o momento de fazer as bolinhas de trufas de chocolate. Na sequência, elas devem ser mergulhadas no chocolate em pó de forma que fiquem totalmente cobertas.

Feitos os passos acima, basta retornar as trufas à geladeira e retirar apenas quando for servir.

Recheios

Já no caso das trufas recheadas, opção preferida de boa parte dos admiradores desse doce famoso na Páscoa, é preciso ter uma atenção extra, pois o processo de preparação tem algumas particularidades.

Algumas ideias legais de sabores e recheios são:

  • trufas crocantes com nozes;
  • recheadas com nutella;
  • recheadas com morango;
  • recheadas com limão;
  • recheadas com maracujá;
  • recheadas com amendoim.

A variedade de recheios é enorme. Por isso, o ponto-chave para que a receita saia como planejado é prestar total atenção na preparação de cada um.

Por exemplo, a forma como o recheio de maracujá é preparado pode se parecer com o de Nutella, mas são os detalhes que fazem a diferença — e, se eles não são seguidos, é bem provável que algo dê errado!

O que se recomenda nesses casos é usar a mesma base, com creme de leite. No mais, é só usar a imaginação para escolher o sabor que melhor agrada.

Dica

Agora, uma última dica sobre como fazer trufas de chocolate: elas vão precisar de uma forminha, e é uma boa ideia optar por formas de silicone para chocolate. Há uma variedade muito grande no mercado, incluindo aquelas que ajudam a fazer a casquinha de chocolate em um único processo. Vale a pena pesquisar um pouco sobre essas opções, pois são ótimas em termos de praticidade!

Então, gostou de aprender como fazer trufas de chocolate? Aproveite e assine nossa newsletter para receber em primeira mão muitas outras receitas e dicas para tornar sua vida mais gostosa!

*Se você for menor de idade, conte sempre com a ajuda e supervisão de um adulto.

One answer

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *