Afinal, o que é o Dia da Toalha? Entenda.

  • Facebook
Não entre em pânico! Faça a sua mochila, não temos tempo! Pegue uma toalha e uma Conti Cola, entra na nave, que eu te explico no caminho!

Se a cada 25 de maio você se encaixa naquele meme do Homer tentando entender o que é aquela invasão de toalhas e referências ao número 42 nas suas redes sociais, este artigo é para você!

Para quem já viveu coisas estranhas e já está acostumado com as guerras que acontecem nas estrelas, sabe que o 25 de maio concentra todo um significado importante, assim como a resposta para a vida.

Apesar do mundo ainda não estar acabando, segue a leitura para você se preparar caso aconteça, afinal hoje é quinta-feira. E esse é o dia da semana previsto para o fim, de acordo com o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Neste artigo você vai entender melhor:

Por que uma toalha?

Por que é comemorado nesse dia?

Qual o sentido da vida?

Como comemorar esse dia?

Por que uma toalha?

Se você pertence ao universo nerd e geek, provavelmente reconhece o poder deste valioso item. Agora, se você for uma pessoa que não faz ideia do que essa data significa, calma que vamos explicar TUDO, ou quase tudo…

Você aí que ainda está se perguntando: “Por que esse dia?” “Por que uma toalha?” ou “Eu devo tomar mais de um banho para comemorar o dia da toalha?” Explico: a toalha é um dos itens mais úteis para quem decidiu ser um mochileiro intergalático.

Isso mesmo, a série de livros de Douglas Adams, que começa com “O guia do Mochileiro das Galáxias”, de 1979, é um clássico da cultura nerd. Foi a obra que deu origem a essa data e ao seu significado. Suas páginas contam a história de Arthur Dent, que vai viver várias aventuras pela galáxia.

Na história, Arthur, foi o único terráqueo que teve contato com o Guia do Mochileiro, escrito por Ford Perfect, um alienígena. Dent decide seguir suas instruções antes do fim do mundo, mas o único item que ele consegue colocar dentro da sua mochila é a tal da toalha.

Segundo o Guia dos Mochileiros ela é um item necessário pois:

[…] é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; pode enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas […]

Trecho do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.

Porém, entre as qualidades citadas, o autor do Guia, afirma que a mais importante é o imenso valor psicológico dela, pois se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

Por que é comemorado nesse dia?

Como dissemos anteriormente, a série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, se tornou um grande clássico. Douglas Adams conquistou o coração do público, pela sua escrita irreverente, divertida, cativante e crítica.

Em 2001, o falecimento de Douglas Adams comoveu profundamente os seus fãs. E eles decidiram que criariam uma data comemorativa para homenageá-lo.

Várias ideias surgiram, como contar 42 dias após a partida de Adams, ou até mesmo contar 42 dias a partir de todo 1º de janeiro.

Por fim, os fãs, após duas semanas da despedida a Adams, resolveram sair às ruas com as toalhas nos ombros fazendo referência à série, que era por sinal dia 25 de maio.

O ato foi um marco histórico no mundo geek e nerd, e até hoje é repetido ao redor do mundo todo ano. E foi assim que se consolidou o Dia da Toalha, que também é conhecido como o Dia do Orgulho Nerd.

Outra curiosidade sobre essa data em específico, é que no dia 25 de maio de 1977, estreou o filme Star Wars: Episódio IV – Uma nova esperança, criado por George Lucas. Então, uniram-se jedis, siths e mochileiros num único mês, no qual também é comemorado o Star Wars Day.

Qual o sentido da vida?

Se achou que íamos contar o segredo do Pensador Profundo, achou errado! Mas conto o porquê desta pergunta neste texto.

Tem a ver com o número 42 que tanto é citado em todo dia 25 de maio. As personagens da história recorrem a um computador que foi projetado para responder a todos os grandes questionamentos da vida.

E quando questionado sobre o sentido da vida, o Pensador Profundo, nome do computador, acaba por criar uma confusão imensa que vai ser desenvolvida nos seguintes livros da série do Guia do Mochileiro das Galáxias.

Sem mais spoilers, abra logo uma Conti Cola geladinha, sintonize no seu streaming de filmes preferido, ou abra o seu livro, localize a sua pipoca, e conte até 42.

Como comemorar o Dia da Toalha?

Muito simples, você pode combinar com a sua galera de assistir ao filme! Sabem quem aparece no filme? Ninguém mais ninguém menos que o próprio Hobbit. Exato, você leu isso mesmo!

Martin Freeman, que estrelou como Bilbo Bolseiro em 2012, é quem desempenha o papel de Arthur Dent, na adaptação cinematográfica de O guia do Mochileiro das Galáxias, de 2005, ganhando coração de vários fãs.

Se não quiser ver o filme, você pode optar por estender uma toalha ao chão, como recomenda o Guia, para ler ou reler a obra de Douglas Adams. O que não pode faltar em hipótese alguma é a sua Conti Cola geladinha do seu lado.

E aí, qual vai ser a boa nesse 25 de maio? Vamos de filmes, séries ou livros? Escreva aqui nos comentários, compartilhe o conteúdo com os seus amigos para comemorarem juntos esse dia tão especial. Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! E lembre-se que essa é pra você!

One answer

  1. Marcos Ribeiro
    25 de maio de 2022 at 09:16

    Valeu galera, artigo bacana demais, homenagem legal para esse dia, quando precisar, “Conti” com os nerds

    Abraço
    Conti cola é top

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *