5 dicas de lavagem de roupa para preservar os tecidos

  • Facebook

Conservar as roupas e deixá-las o máximo de tempo possível com uma boa aparência é um processo de erros e acertos. O problema é que alguns desses erros podem inutilizar aquela peça tão querida. Por outro lado, ficar atento sobre como a lavagem de roupa está sendo feita pode garantir a vida útil e a beleza delas por muito tempo.

Para facilitar a sua vida e deixar tudo mais prático, preparamos este post com algumas dicas simples, mas fundamentais, para manter suas roupas bonitas e menos desgastadas. Vamos lá!

1. Separe as roupas por tipo

A primeira dica é separar as peças por tipo, antes da lavagem. Algumas pessoas acham que lavar tudo junto torna a vida mais fácil — e pode até ser —, mas a roupa ficará com uma aparência envelhecida mais rapidamente.

Se temos uma peça de seda e ela é lavada junto com jeans, o atrito vai fazer com que ela se desgaste. Em outras situações, as roupas podem ficar cheias de bolinhas e fiapos. Além disso, existe a questão de higiene: não se deve lavar roupas íntimas com panos de prato, por exemplo.

2. Use água fria para manter as roupas conservadas

Pouca gente sabe disso, mas, no processo de lavagem de roupa, a temperatura da água é muito importante.

É comum usar água morna para tirar determinadas manchas de uma peça, mas o problema é que, ao mesmo tempo em que ocorre a limpeza, as fibras são afetadas, podendo ficar mais fracas. A cor das peças também sofre com altas temperaturas. Por isso, água fria é a opção certa em qualquer situação.

3. Coloque a roupa de molho no vinagre

Esse truque simples ajuda a tirar o cheiro de suor das roupas e evitar as manchas amarelas ou esbranquiçadas que surgem na parte interna das mangas. Com isso, as peças não precisam ser esfregadas com força e ficam menos tempo na máquina. Basta colocar as roupas de molho em um balde com meia xícara de vinagre.

4. Fique atento ao tempo

No geral, as roupas devem ficar de molho por um período entre 30 minutos e 2 horas. Deixá-las por muito tempo na água — como de um dia para o outro — apenas aumenta as chances de deterioração do tecido.

Além disso, se ficarem muito tempo na água, elas podem acumular bactérias e apresentar mau cheiro.

5. Cuidado com o sabão

Uma das falhas mais recorrentes na lavagem de roupas é que muitas pessoas acham que quanto mais sabão, melhor. Na realidade, o que ocorre é o oposto: quando há muito sabão, o atrito entre as peças é dificultado e a limpeza não ocorre como deveria.

Além disso, ao enxaguar as roupas, pode acontecer de ficar sabão nas peças, causando endurecimento e danos ao tecido.

As dicas acima são de grande utilidade para a lavagem de roupa e conservação das peças. Mas, para que os resultados sejam eficientes, é preciso ter atenção ao que diz a etiqueta. Por exemplo, a seda precisa ser lavada delicadamente, enquanto que o algodão e o jeans são mais resistentes e podem encarar uma máquina de lavar de forma mais intensa. Por isso, muita atenção!

Agora que você já sabe como lavar sua roupa, preservando o tecido por um período de tempo mais longo, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas!

One answer

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *